Gestão do TempoMindset

Liberte-se da rotina no carnaval + 5 dicas de como retomar!

Se você ganhou a folga do carnaval, SE JOGA!
Se joga no bloquinho, no sofá, no mar, na rede, onde você quiser!!! Mas liberte-se!

O carnaval é a festa da liberdade de expressão e do movimento, é quando a gente se joga sem se preocupar muito com os limites. É festa, é folia, ou é descanso. Fato é que neste período normalmente a gente sai da nossa rotina de trabalho, de movimento, e essa pausa é muito válida.

 

Muita gente fala que o ano só começa depois do carnaval – particularmente acho esse pensamento limitante e pouco produtivo. Afinal de contas, dependendo do ano, o carnaval acontece em Março, e para quem pensa assim, perde quase 2 meses do ano! O que é tempo demais para não ser bem aproveitado.

Neste ano de 2020, o carnaval caiu na última semana de fevereiro. Período providencial para que eu quebrasse um pouco de uma rotina pesada desses primeiros períodos do ano. Já para repôr a energia e recomeçar.

RECOMEÇO

É assim que gosto de pensar.

Dia 01 de janeiro o meu ano começou já com tudooo, isso porque fiz o meu planejamento anual em novembro, com todos os projetos, focos, e metas definidos, então, assim que o ano começou, já saí em disparada colocando todos os projetos na prática. 

E o carnaval, vem como um convite para retomar o fôlego para os próximos meses. 

 

Então, sem muita preocupação ou enrolação, resolvi descansar! Não fiz NADA no final de semana do carnaval, e já resolvi pegar a segunda e terça para trabalhar só um pouquinho, de leve, fazendo um sofá office para não atrasar nenhum conteúdo. E pronto! A Meta é ter a tarde bem livre para colocar mais séries em dia, e ta tudo bem!

Hoje, inclusive eu recebi a seguinte pergunta no meu instagram – @natgaia: 

“Nat, você sente uma tristeza quando vê uns dias meio falidos no seu mapa de hábitos?” 

E minha resposta mais sincera foi:

Isso é uma coisa que levo para a terapia. Falar que eu sempre lidei bem com a falha é uma mentira, porque me cobro muito! Exijo muito de mim, e muitas vezes quando não faço algum planejado, me considero uma fraude! 

Hoje em dia tenho buscado me olhar com mais amor, porque eu não sou um robô! Sou um ser humano, com semanas atípicas, dias atípicos, e falhar é parte de sermos de carne osso! Somos falíveis, e tá tudo bem quebrar a rotina de vez em quando. 

Mas, o que me fortalece para pensar nisso hoje é justamente o recomeço! Me permito não fazer nada do planejado, ou não cumprir alguma coisa na rotina, porque eu sei que vou voltar, que vou recomeçar. 

A perfeição não existe - isto posto - falhar faz parte.

O caminho, o processo, o passo-a-passo, deve ser mais importante que o resultado final, e não é um dia que não foi cumprido, que invalida todo o esforço que tivemos até então.

Neste feriado, ou em qualquer outro, permita-se liberar da rotina e das amarras, mas volte! Procure voltar, que isso sim, é mais desafiador!

COMO VOLTAR À ROTINA DEPOIS DO CARNAVAL?

Voltar à rotina depois de uma pausa pode ser beeeem complexo! Mas não precisa ser! 

Você pode trabalhar alguns pontos para facilitar esse recomeço para você:

  1. Volte aos poucos – se o tempo de pausa foi grande e você está com preguiça de retomar, volte devagar. Ao invés de ler pelo tempo que você lia, leia metade do tempo. Se fazia 1 hora de atividade física, volte fazendo meia hora. Mas faça… Quebre em partes.
  2. Aumente gradativamente o esforço – seu corpo e sua mente precisam acostumar com a volta, então cada dia, aumente um pouco o tempo de execução do hábito, dê um passo à mais, até você chegar no ritmo de antes.
  3. Pense em se apaixonar mais pelo processo do que pelo resultado. Colocar em prática uma rotina te faz ficar acima da média! Comemore!
  4. Rotina = autocuidado, pense que o retorno é uma forma de você se cuidar com carinho. 
  5. Siga seu ritmo, não se compare, e não exija a perfeição… 

Agora, vai lá curtir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.