Mindset

Hábitos que te fortalecem

Eu sempre falo de hábitos, na verdade eu amo falar sobre esse assunto! E realmente acredito que nós somos resultado dos nossos hábitos!

Aquilo que a gente faz frequentemente, sem nem perceber vai plantando uma sementinha no nosso caminho, e a colheita é exatamente referente ao que cultivamos.

Acontece que algumas pessoas sentem uma imensa dificuldade de sair do piloto automático para abraçar novos hábitos, mesmo que estes sejam para contribuir para uma maior qualidade de vida.

E isso é super comum, mas não imutável! Somos capazes de incluir novos hábitos na nossa rotina, para isso, temos que entender alguns pontos.

Quando fazemos algo novo, nosso cérebro começa a criar caminhos neurais para essa atividade e, depois de alguns dias repetindo a mesma coisa, esse caminho fica mais forte, funcionando automaticamente e tornando nossas atividades em hábitos inconscientes, como escovar os dentes e tomar banho. Da mesma forma, quando deixamos de fazer alguma ação que já é um hábito, o cérebro começa a tirar a força desses caminhos neurais, até que eles desapareçam ou modifiquem. 

O hábito é composto por 3 elementos, o gatilho, a rotina e a recompensa. Você conhecer um pouco mais sobre o loop do hábito neste post

Neuroplasticidade

Neuroplasticidade, também conhecida como plasticidade neuronal, refere-se à capacidade do sistema nervoso de mudar, adaptar-se e moldar-se a nível estrutural e funcional ao longo do desenvolvimento neuronal e quando sujeito a novas experiências. Esta característica única faz com que os circuitos neuronais sejam maleáveis e está na base da formação de memórias e da aprendizagem bem como na adaptação a lesões e eventos traumáticos ao longo da vida adulta.*

Isso quer dizer que, fazendo ou não algum esforço, nosso cérebro está todos os dias mudando, se adaptando, se moldando. 

Neste vídeo a Dra. Sofia Bauer fala um pouco sobre neuroplasticidade:

Achei super interessante e ela também reforça alguns pontos, alguns hábitos que podem nos fortalecer!

Como a meditação diária.

Eu não sou nenhuma expert em meditação nem nada, mas é uma prática que tenho desde o finalzinho de 2016, e que faço questão de manter, dentro do que consigo, sem ficar horas meditando, mas sim minutos por dia, e já sinto uma puta diferença! 

Estes 3 hábitos fazem parte de uma rotina matinal que considero até como um autocuidado! Por isso digo, estes 3 hábitos vão te fortalecer! Eles nos ajudam a cuidar da mente e do corpo.⁠

E não precisa se dedicar HORAS para manter esses hábitos, basta separar uns minutos do seu dia para se cuidar um pouco! ⁠

 

Esses aí fazem parte da minha rotina matinal e eu falo, são atos de autocuidado, de amor próprio, de carinho e também de produtividade!⁠

⁠Me conta, você prefere:
  1. Acordar sempre no último soneca possível, levantar e se arrumar correndo e já chegar no trabalho com a sensação de que está na correria? 
  2. Acordar com calma, se cuidar um pouco, meditar, ler, se exercitar, se arrumar e chegar no trabalho com a sensação de missão cumprida?

Optei pela 2ª alternativa no final de 2016 e de verdade, mudou minha vida! Mudou a forma como eu encaro meu dia-a-dia e me preparo para ele.

É claro que eu não sou um robô que mantenho 100% de aproveitamento! Tenho meus imprevistos, os dias que esqueço, que viajo, e tá tudo bem, por que eu sempre volto à rotina depois.

E praticá-los de manhã foi a forma que encontrei para não me sabotar, eu sentia que se deixasse para fazer no final do dia, eu simplesmente não fazia! rs… 

Hábitos que fortalecem também fazem parte do autoconhecimento. 

Se estes hábitos não conversam com você, ou não fazem sentido, qual hábito você gostaria de ter para melhorar sua qualidade de vida, seu autocuidado e sua produtividade? 

Neste post você encontra mais sobre hábitos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.