Mindset

Rituais – Descubra porque rituais diários fazem bem para você e por onde começar!

Somos o que fazemos repetidamente.  Excelência, portanto, não é uma ação e sim um hábito..

– Aristóteles

Para falarmos de rituais diários, quero lembrar que apesar de não ser uma tarefa fácil, mudar hábitos ou estabelecer novos, temos mais benefícios do que desvantagens, ao entrar nesta aventura. Você é resultado dos seus hábitos

E é o conjunto dos nossos hábitos, que transformados em rotina, sustentam nosso equilíbrio emocional, nossa organização, nossa tranquilidade, e até mesmo segurança. E nos ajuda a viver uma vida com mais equilíbrio.

Transformar hábitos em pequenos rituais, nos força a estar mais em contato conosco e com o momento presente.

Todos nós temos pequenos rituais em nossas vidas que nos ajudam a passar o dia e permanecer sãos. Seja através de uma rotina de exercícios, ou mesmo aquele momento sossegado que você tem, quando está com uma xícara de café nas mãos, esses rituais melhoram nossa saúde mental e física. Felizmente, é fácil reservar um tempo – nem precisa ser MUITO – para você e desenvolver o seu próprio ou mesmo, testar novos rituais.

É até engraçado, mas quando estou fazendo algum ritual, sempre me vem aquela música  do Chico Buarque na cabeça:

“Todo dia ela faz tudo sempre igual

Me sacode às seis horas da manhã

Me sorri um sorriso pontual

E me beija com a boca de hortelã…”

 

E isso me dá uma tranquilidade… saber que estou fazendo o que faz sentido para mim todos os dias me mostra que é possível ter uma vida bem gostosa!

E ao contrário do que muitas pessoas pensam, ter rotina é a base de uma vida tranquila. Ela não é chata, nem enfadonha, e muito menos rígida.

Para tudo é preciso ter flexibilidade. Mas é a constância que traz o resultado.

 

Nem me lembro bem quando eu comecei a desenvolver meus pequenos rituais, mas sei que sempre curti aproveitar certos momentos do meu dia.

Os que mais gosto, são os do início e do fim do dia. Aquilo que eu faço assim que acordo, e antes de me deitar.

 

De manhã, eu faço o que hoje é conhecido por Milagre da Manhã, e aqui você pode conhecer um pouco mais sobre cada hábito. 

Eu acordo, faço yoga, medito, faço minhas afirmações, escrevo minhas gratidões, visualizo meus objetivos – do dia e da vida e leio por cerca de 30 minutos. E só depois, vou para a cozinha preparar meu café da manhã, para comer bem tranquila sentada à mesa.

E então, às 7:30 mais ou menos, eu já começo a me arrumar para iniciar meu trabalho.

Eu vejo meu ritual matinal, como um presente que dou para mim. Para começar meu dia com calma, centrada e tranquila.

 

Já no final do dia, antes de dormir, meu ritual não é tão extenso quanto  na parte da manhã, mas gosto de me desconectar um pouco, às vezes leio um pouco mais, e deito sempre antes de ficar com sono. Vou desacelerando aos poucos. E ainda pingo uma gotinha de óleo essencial de lavanda no travesseiro, ou no difusor que fica no quarto.

Por mais que o dia tenha sido cheio, eu sinto que finalizo tudo em paz.

Ah! E não sou eu que estou dizendo que ter rituais é bom para nossa saúde! Tanto que o livro do Milagre da Manhã está fazendo muito sucesso! rs…

 

E quando não temos esses rituais ou formas de desestressar ao longo do dia para nos ajudar, não conseguimos extravasar a pressão do dia.

 

Se você quer saber como lidar com o estresse, já deve ter pensando em algumas respostas.

Você pode se exercitar ou passar tempo com sua família, tomar um chá, se desconectar ou conversar com alguém que se preocupa com você. Mas é importante que você entenda e aprenda como você pode lidar com o que te causa estresse.

 

TENHA EM MENTE QUE A FALTA DE HÁBITOS SAUDÁVEIS/BENÉFICOS PARA VOCÊ DEIXA ESPAÇO PARA HÁBITOS RUINS SE ENRAIZAREM.

 

E se você está lendo este post, é provável que você esteja em busca de desenvolvimento, e para te ajudar,  vou te contar como começar a desenvolver pequenos rituais.

 

[POR ONDE COMEÇAR]

RITUAL MATINAL

 

Começar nossa manhã com o pé direito, influencia diretamente na qualidade do restante do nosso dia.

1) Levante uns minutos mais cedo.

Hoje você pode até preferir apertar o soneca e dormir até o limite e começar o seu dia já correndo, com aquela sensação de que você está sem tempo.

Só que acordando 10 minutos mais cedo, você consegue se preparar para o dia com um pouco mais de calma.

2) Comece seu dia exercitando a gratidão.

Parece clichê, mas quando voltamos nosso olhar para a gratidão, acabamos por nos concentrar no que está funcionando em nossa vida. Sentir gratidão é, sem dúvida, um ritual imensamente fortalecedor.

 

Comece o dia agradecendo pelas coisas positivas que aconteceram no dia anterior ou durante a semana. Você pode ser grato por uma visita inesperada de uma velha amiga, uma nova oportunidade ou o que quer que seja que brilhe no seu caminho. Faça isso todas as manhãs e veja o que acontece durante o dia!

3) Escute músicas que elevem sua energia.

 

Sabe aquela música que levanta o seu astral? Também é interessante você incluir uma playlist na sua manhã, e ao invés de você reclamar que é segunda, você sai de casa já com a energia lá no alto!

4) Medite.

A meditação ajuda a trazer a concentração para o momento presente. Você não precisa virar o Buda, ou uma referência mundial em meditação para sentir seus benefícios.

Separe pelo menos 10 minutos para se concentrar, focar na sua respiração e se preparar mentalmente para um novo dia.

 

Além de bem-estar, a meditação é comprovadamente uma excelente ferramenta para diminuir o stress.

5) Se exercite

Nem que seja um alongamento! De acordo com a ciência, movimentar o corpo ajuda na circulação sanguínea, libera endorfinas que ajudam a reduzir o estresse, maximiza sua energia e mantém você saudável.

Caso você não se identifique com nenhuma dessas sugestões, sinta-se livre de criar o ritual que faz mais sentido para você!

AVISO – Estas são apenas sugestões, cada pessoa vai analisar se estes hábitos cabem dentro da própria realidade, conforme seus desejos, e o que buscam desenvolver.

Nada é fixo, ou imposto. É preciso ter flexibilidade e discernimento para que os benefícios sejam sentidos.

RITUAL NOTURNO

Ter rituais no final do dia também fazem diferença para termos mais qualidade de vida.

O que você faz antes de dormir tem um impacto significativo sobre o que seu subconsciente enquanto dorme, e sobre seu estado mental quando você acorda na manhã seguinte.

Desligar sua mente é um desafio quando você está estressada ou ansiosa. Uma rotina noturna ajuda a relaxar, adormecer mais facilmente e estar melhor preparada para o dia seguinte. Refletir no final de cada dia, mesmo que por apenas alguns minutos, pode ter um grande impacto no seu futuro.

1) Escreva o que você precisa fazer no dia seguinte.

 

Ao fazer este planejamento de 5 minutos, você esvazia sua mente das preocupações, e ainda se prepara para o próximo dia, sem ficar ansioso.

2) Prepare o seu próximo dia.

Deixe separado já sua roupa, bolsa, e o que mais você precisar para o próximo dia. Além de poupar decisões no dia seguinte, você também ganha minutos preciosos na sua manhã.

Quanto mais coisas adiantadas, mais preparada  você estará para se concentrar no que é realmente importante no dia seguinte.

3) Tome um banho relaxante.

O propósito das rotinas na hora de dormir é relaxar e desestressar. Nas noites em que você precisa de mais ajuda para relaxar e se acalmar, um banho quente pode fazer maravilhas. A água tem um jeito de acalmar sua mente e ainda te ajuda a relaxar.

4) Se desconecte um tempo antes de ir para a cama.

A luz da tela do celular/tablet, prejudica a qualidade do sono. Além disso é comum que percamos a noção do tempo enquanto estamos mexendo no celular. E para você ter uma qualidade de sono melhor, é interessante que você se desconecte pelo menos por 30 minutos antes de você se deitar para dormir.

5) Encontre seu tempo ideal de sono.

Precisamos descansar de forma adequada para nossa saúde!

Dormir menos horas do que é ideal para nosso corpo, pode nos deixar mal-humoradas, exaustas e mentalmente esgotadas. A privação do sono está associada à hipertensão arterial, doença cardíaca e AVC.

Existe inclusive, uma recomendação entre sete e nove horas de sono por noite para adultos. E cada pessoa tem um ritmo diferente, eu me satisfaço com 7 horas dormidas!

Ir para a cama na mesma hora todas as noites ajuda seu corpo a estabelecer um ritmo de sono, para que seu sono seja mais restaurador.

Se você mantiver o mesmo padrão a cada noite, seu corpo se acostumará a ele e saberá quando é hora de relaxar.

AVISO – Estas são apenas sugestões, cada pessoa vai analisar se estes hábitos cabem dentro da própria realidade, conforme seus desejos, e o que buscam desenvolver.

Nada é fixo, ou imposto. É preciso ter flexibilidade e discernimento para que os benefícios sejam sentidos.

Acredite quando eu digo, somos o resultado de nossos hábitos.

Temos que encontrar uns minutinhos todos os dias para cuidarmos de nós.

Comece por algum desses rituais e sinta seus benefícios.

BAIXE AGORA o e-book GRATUITO de gestão do tempo! Ele pode te ajudar a ser mais produtiva no seu trabalho!

RECEBA todas as segundas, dicas de coaching GRATUITAS no seu whatsapp? Se inscreva no Desenrola!

Me siga no INSTAGRAM!  Lá eu sempre posto dicas práticas para você ter uma vida mais organizada, positiva e equilibrada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *