Mindset

Descubra por que é difícil agir!

Você já se viu presa sem conseguir sair do lugar? Sabendo o que você precisa fazer para sair dali e mesmo assim, você não consegue agir?

Entrar em ação, mudar hábitos, e sair da zona de conforto é muito desafiador. Difícil para a maior parte das pessoas. Mas não é impossível, tanto que existem pessoas que são referência em realizações que desafiam o comodismo.

E porque umas pessoas conseguem e outras não?

Arrisco a dizer, que as pessoas que agem, resolvem lutar contra a tendência NATURAL do cérebro de poupar energia e esforço.

É isso mesmo! De acordo com cientistas* o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço, o hábito é uma dessas formas. E ele é capaz de transformar qualquer rotina em um hábito, seja ele positivo ou negativo.

Então, a maior parte dos hábitos vai parar lá no subconsciente e fazemos várias coisas de forma automática.

Quando percebemos, já era.

Se hoje você tem o hábito de não ler, não se exercitar, não se alimentar bem, é sinal que seu cérebro internalizou seus comportamentos e já não participa automaticamente de sua tomada de decisões. Isto é, ele já sabe que o seu normal é não fazer essas coisas, e quando você resolve mudar estes comportamentos, a tendência é que seu cérebro ignore e volte para o comando automático.

E como podemos fazer para entrar para esta luta e modificar o hábito antigo por um melhor?

Entendendo como funciona o Loop do hábito.

A Deixa é  o gatilho que nos leva a ter determinados comportamentos
Rotina é o comportamento em si
Recompensa é o que você ganha com aquele comportamento.

Aprendendo a observar as deixas e recompensas, no entanto, podemos mudar as rotinas.

Além disso… Que ZONA é essa?

Temos que observar também em qual zona esta mudança de comportamento nos leva!

  1. Zona de Conforto
  2. Zona da Magia
  3. Zona do Pandemônio

Na Zona de Conforto a gente fica de boa, tranquila, porque a gente conhece tudo o que está à nossa volta.

Já no primeiro passo fora deste lugar gostosinho e quentinho, a gente entra na Zona da Magia. É a aí que as coisas acontecem! Rola um desconforto de leve, você se arrisca um pouco mais, aprende um tanto e além disso, ainda sobrevive!!!

Mas se você dá um passo muito grande pra sair da Zona de Conforto, você cai na Zona do PANDEMÔNIO!!! Lá o medo te consome e você CONGELA! Deixa de agir e passa a chorar em posição fetal, se perguntando como você foi parar lá.

O ideal de toda mudança, é começar aos poucos. Mas as pessoas acham que mudar é virar uma chave na nossa cabeça e boa! Mas a mudança começa nas pequenas ações.

Como todos têm muita pressa, acabam saltando muiiiitooo longe do campo conhecido, ficam morrendo de medo e voltam desesperados para o antigo hábito ou comportamento, ao invés de cada dia dar mais um passinho para chegar onde deseja.

Vamos fazer então um combinado?

Para ir do 8 ao 80, você precisa dar 72 passos, então, comece a agir, um pouco de cada vez, sem desespero, sem pressa, é um dia após o outro…

Identifique qual é a ação que você quer implementar em sua vida, e estabeleça gatilhos para que ela aconteça.

Mesmo que o inconsciente ainda queira te mandar para o conhecido para poupar energia, lute contra, e vença cada dia uma batalha.

E não se esqueça, é na Zona da Magia que as coisas acontecem!!!

*Fonte: O Poder do Hábito de Charles Duhigg

2 comentários sobre “Descubra por que é difícil agir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.